Institucional
Notícias

Química instrumental com demonstrações práticas – RAMAN

Na 45ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química a meta apresentada sobre a pauta de sustentabilidade e soberania foi alta.

O Raman portátil, dispositivo que faz análise de amostras químicas sem abertura da embalagem, foi tema de live na última quinta-feira (9) do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV). 

A química Luciana Assis Terra, e doutora em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) foi a palestrante da live. Luciana Terra é cientista, especializada em Aplicação Espectroscopia Molecular e Raman na Agilent Technologies desde 2019, e atua nos setores farmoquímico, forense, ambiental, acadêmico, dentre outros. 

“A Espectroscopia Raman” é o estudo da interação da matéria com a radiação eletromagnética. Historicamente, a espectroscopia teve origem por meio do estudo de luz visível dispersa por um prisma”, disse a química. Mais tarde, este conceito foi expandido para compor qualquer interação com a energia em função do seu comprimento de onda ou frequência.

“Quando a radiação interage com a matéria uma série de processos podem ocorrer, como, por exemplo, absorbância, reflexão, transmissão e espalhamento”, afirmou Luciana.

O nome Raman vem do descobridor do método, o indiano Chandrasekhara Venkata Raman, prêmio Nobel em 1930. Na Espectroscopia Raman, a amostra é irradiada por uma luz monocromática.

De acordo com a profissional, a Espectroscopia Raman apresenta várias vantagens. “Ele [método] apresenta alta especificidade química fingerprint, técnica não-destrutiva, insensível à umidade e tamanho de partícula”, garantiu Luciana Terra.  

Esta técnica é usada até em aeroportos para identificação de explosivos líquidos. Outros produtos perigosos que podem ser detectados incluem combustíveis, medicamentos e drogas.

Segundo a química, o dispositivo é capaz de identificar até mesmo por meio de embalagens transparentes, opacas, vidros, sacos e envelopes. Além disso, o equipamento é portátil, tem bateria de 4 horas de uso, e faz análise em segundos.

Ao final da live, a doutora fez uma demonstração prática da utilização do aparelho Raman.

Assista à live completa em https://www.youtube.com/watch?v=EQwwTXEfQnI

Fonte: http://cfq.org.br/noticia/quimica-instrumental-com-demonstracoes-praticas-raman/

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801