A Química é essencial para as melhorias dos processos de tratamento de água.
Quando o assunto é tratamento de água, o Profissional da área da Química tem o papel de manter o controle operacional do processo, de modo a garantir que todos os parâmetros regulados pela legislação sejam atendidos e a sociedade esteja protegida de qualquer contaminação proveniente da água.
Para que possa ser consumida sem apresentar riscos à saúde, ou seja, para que possa tornar-se potável, a água tem que ser tratada e alcançar os padrões de potabilidade estabelecidos na Portaria 888/21 do Ministério da Saúde.
Isso porque mesmo a água doce encontrada na natureza contém resíduos orgânicos, sais dissolvidos, metais pesados, partículas em suspensão e micro-organismos que comprometem a saúde humana. Então, a água é levada do manancial para a estação de tratamento (ETA), onde Profissionais da Química atuam.
A remoção desses contaminantes se dá por intermédio de tratamentos específicos. O tratamento consiste em um conjunto de procedimentos físicos e químicos, como adição de quantidades controladas de coagulantes e cloro, para que a água fique em condições adequadas para ser consumida.
Fonte:
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801