Institucional
Notícias

Sucesso de inscrições, atividades da primeira edição do PQE se encaminham para encerramento

Alvo de grande procura por interessados em qualificação, as primeiras turmas do projeto Profissional da Química Empreendedor (PQE) estão chegando ao seu final.

Alvo de grande procura por interessados em qualificação, as primeiras turmas do projeto Profissional da Química Empreendedor (PQE) estão chegando ao seu final. O PQE é uma parceria entre o Conselho Federal de Química (CFQ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e oferece qualificação direcionada a estudantes e profissionais da Química com objetivo de empreender ou de se qualificar para gerir negócios próprios que já existem na área.

Foram oferecidas três modalidades de cursos, identificadas pelo Sebrae como Trilhas do Conhecimento, dependendo do estágio de conhecimento prévio dos participantes e o propósito com o curso: empreendedorismo e características do comportamento empreendedor, fundamentos básicos para a criação de negócios e Catalisa ICT – este uma trilha mais longa, voltado para quem já possui um empreendimento e quer desenvolver-se ainda mais.

Das três trilhas, apenas o Catalisa ICT que, além de mais longa, iniciou depois das demais, ainda não concluiu seu andamento. As demais já foram concluídas ou estão em processo de fechamento das atividades. O balanço final da primeira edição do PQE, definido como “primeiro ciclo”, será conhecido nas próximas semanas. Apesar da excelente procura, uma oportunidade de melhoria já identificada pelas instituições parceiras é o desenvolvimento de ações de incentivo aos profissionais da Química inscritos para que perseverem até o fim das aulas. Reduzir o número de faltas e desistências ao longo das aulas, realizadas sem custo aos inscritos e através da internet, é uma meta para o futuro do PQE.

O entendimento do CFQ é de que a qualificação é fundamental para o sucesso na área, especialmente entre os estudantes, formandos e recém-formados. Se o mercado não gera o número de vagas condizente com a oferta de profissionais no segmento, a alternativa é contar com a criatividade e a capacidade de resolução dos problemas que são naturais dos profissionais da Química brasileiros. O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, é entusiasta do PQE e saúda a existência dessa opção para facilitar a jornada dos que procuram por qualificação.

“O que sempre buscamos é, de alguma forma, dar ao profissional condições de escolha. Entendemos o quanto a Química permeia a nossas vidas e, às vezes, os nossos profissionais têm ideias que, por falta de conhecimento empreendedor, podem estar apenas guardadas. Ao fazer esses cursos, quem sabe, novas portas não poderão ser abertas?”, pondera.

Para o mês de agosto, estão previstas reuniões de alinhamento entre os parceiros já tendo em vista o segundo ciclo (segunda edição dos cursos). O propósito é reabrir inscrições para as novas turmas nos próximos meses. Lembrando que os cursos são online e inteiramente gratuitos. As atualizações sobre o período de inscrições estarão nas redes sociais e canais de comunicação do CFQ. Não perca.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/sucesso-de-inscricoes-atividades-da-primeira-edicao-do-pqe-se-encaminham-para-encerramento/

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801