A sede do Conselho Federal de Química (CFQ) recebeu nesta quarta-feira (3/08) a primeira reunião presencial do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química (IDQ).
A sede do Conselho Federal de Química (CFQ) recebeu nesta quarta-feira (3/08) a primeira reunião presencial do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química (IDQ). A nova instituição tem como escopo discutir e alinhar temas e conteúdos considerados relevantes para a indústria Química. Entre outras finalidades, o IDQ oferecerá suporte técnico à Frente Parlamentar da Química no Congresso Nacional, auxiliando os deputados federais e senadores a identificar temas e abordagens ligadas à Química e de interesse da sociedade.
No começo da reunião, realizada em formato híbrido, o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, deu as boas-vindas aos membros do IDQ. Ele destacou que o Sistema CFQ/CRQs está sempre aberto a participar dos debates relativos à Química no Brasil.
“Os temas que possuem relação com a Química sempre contarão com a acolhida do Sistema CFQ/CRQs. Gostaria de agradecer às entidades envolvidas no IDQ e acreditamos que a Frente Parlamentar da Química e a indústria brasileira têm muito a ganhar com esse trabalho”, afirmou Oliveira Filho.
A presidente do IDQ, Juliana Marra, agradeceu a recepção e adiantou que as próximas reuniões do instituto, marcadas para 14 de setembro e 5 de outubro, também deverão ocorrer na sede do CFQ em Brasília. Em seguida, o encontro entrou em sua pauta de discussões. Entraram em debate questões de ordem prática, como a definição de possíveis grupos de trabalho e o preenchimento de funções vagas na estrutura do IDQ; entrou em análise também a elaboração de um documento a ser endereçado aos candidatos a presidente da República.
O IDQ é composto pela Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (ABIPLA), Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (ABICLOR), Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas; Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas (ABRAFAS), Instituto Brasileiro do PVC (IBPVC), CropLife Brasil (CLB) e Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes (SINPRIFERT).
Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/pesquisa-busca-tracar-perfil-dos-cientistas-brasileiros-em-inicio-e-meio-de-carreira
Fonte:
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801