Institucional
Notícias

Palestra incentiva pensamento crítico na química

Professor explica a importância de pensar quimicamente para questionar conceitos

A palestra "O que ensinamos de Química, é Química mesmo?", que aconteceu nesta segunda-feira (22), abordou a necessidade de pensar de maneira crítica e química. Em formato de aula, o conteúdo foi ministrado pelo Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, professor titular do IQ e Coordenador do Laboratório de Educação Química, mediado pelo Instituto de Química da UFG. A transmissão ocorreu pelo canal do Youtube do WebCiência IQ-UFG e continua disponível para acessos posteriores.

O objetivo principal foi ministrar uma fala de provocação, em que Márlon Herbert convida os discentes a pensarem criticamente no porquê e o significado dos conceitos. O professor citou exemplos de matérias trabalhadas de maneira superficial, muitas vezes intangível, o que dificulta a visualização prática da importância da química para a vida.

A título de exemplo, ele citou o conceito de ácido na química. Ao todo, são mais de 21 teorias que tratam do assunto, mas nenhuma é considerada como verdade absoluta. O professor explica que estamos acostumados com o conceito de ser ácido quando libera um cátion H+, mas que não refletimos qual o nível de suficiência dessa proposição.

Márlon Herbert finaliza dizendo que "pensar quimicamente é se perguntar e se questionar", algo que tem sido raro devido à falta de leitura e o uso excessivo de redes sociais. Além disso, as mídias rápidas, como a plataforma TikTok, e a televisão tendem a diminuir o nível de raciocínio, já que entregam conteúdos rápidos e “mastigados”.

Fonte: https://jornal.ufg.br/n/159076-palestra-incentiva-pensamento-critico-na-quimica

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801