Institucional
Notícias

A Química em destaque: Sistema CFQ/CRQs ganha três prêmios na 6ª Conferência Nacional dos Conselhos

Um exemplo de trabalho de excelência em meio aos conselhos no Brasil.

Um exemplo de trabalho de excelência em meio aos conselhos no Brasil.

O Sistema CFQ/CRQs foi o grande vencedor da 6ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais: os conselhos da Química ficaram com três dos 10 troféus do Prêmio Melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais. Dois deles vieram a partir de cases inscritos pelo Conselho Federal de Química; o terceiro prêmio reconheceu ações do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV – São Paulo).

Os prêmios do CFQ vieram nas categorias “Prêmio Cooperação Institucional” e “Prêmio Melhor Ação Social”. O CRQ paulista, por sua vez, foi reconhecido com o “Prêmio Inovação na Fiscalização (atividade finalística)”.

O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, saudou o sucesso do Sistema CFQ/CRQs e destacou que a premiação apenas reflete o compromisso da atual gestão com a melhoria em todos os setores.

“Quando nossa gestão teve início, nos comprometemos com a profissionalização do CFQ e a integração do federal com o conjunto do Sistema. A partir disso, comemoramos os prêmios como a consolidação daquilo que já percebíamos: fazemos um trabalho diferenciado e cujos frutos estão sendo colhidos pela sociedade e pelos profissionais da Química”, afirma Oliveira Filho.

O case que foi reconhecido como “Melhor Ação Social” foi o Química Solidária, uma iniciativa do Sistema CFQ/CRQs que começou nas primeiras semanas da pandemia de Covid-19. O Química Solidária teve como propósito mobilizar profissionais, instituições de ensino e empresários para produzir álcool em gel para doação, diante da carestia e da falta do produto no mercado. A ação, que perdura até hoje, inclui ainda o combate às fake news e a criação de conteúdos informativos que ajudam a população a se proteger diante do contágio através de medidas simples de higiene e limpeza. A presidente do Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ XIX – Paraíba), Raquel Lima, uma das pioneiras do Química Solidária, relembra as condições em que o projeto iniciou.

“Estava em casa quando o noticiário trouxe a notícia de que não havia álcool gel no mercado. Pensei comigo: nós sabemos fazer álcool em gel! Mobilizamos empresas que pudessem doar o etanol, profissionais das universidades e estudantes, procuramos doações de embalagens. Aí nos demos conta de que precisávamos de uma autorização da Anvisa para produzir. Foi nesse momento que o CFQ entrou na ação, obteve a liberação e o nosso projeto ganhou o país”, relembra Raquel.

Além do CRQ da Paraíba, quase que simultaneamente uma ação do Química Solidária teve início no Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ III – Rio de Janeiro. Ao todo, 15 CRQs se envolveram no Química Solidária, com atuação em 18 Estados brasileiros.

“O Química Solidária surge na Paraíba e emana para todas as demais jurisdições, gerando resultado muito importante para a sociedade no momento em que ela mais precisou, que foi a pandemia”, destacou o presidente do CRQ III, Rafael Almada, que também coordena o Comitê de Relações Institucionais do CFQ, o CRIG.

Química Solidária inclui a doação de mais de 100 mil litros de álcool

O Química Solidária produziu mais de 100 mil litros de álcool em gel para doação. Comunidades carentes, asilos, hospitais, profissionais de segurança, entre outros grupos, receberam o produto e puderam se proteger contra o vírus. Já as ações de comunicação social incluíram a edição de cartilhas, de vídeos explicativos e dezenas de entrevistas em portais, jornais, rádios e canais de TV para levar informação à comunidade.

Já o “Prêmio Cooperação Institucional” valoriza uma série de iniciativas do CFQ no que diz respeito à consolidação de seu trabalho de Relações Institucionais e Governamentais. O destaque foi a variedade de parceiros e a natureza diversificada das ações, passando pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Receita Federal.

Foram parcerias de cunho empresarial, de educação, de comunicação e de eficiência administrativa, entre outras.

“É um reconhecimento de uma nova visão de relações institucionais, onde o CFQ sabe da sua importância como instituição da Química. Estabelecemos o diálogo com as demais instituições que complementam nossa atividade, não só como conselho profissional mas também em sua inserção como protetor da sociedade nas demandas de que ela precisa. É um grande reconhecimento, que mostra que estamos no caminho certo”, complementou o coordenador do CRIG, Rafael Almada.

Para o gerente-executivo do CFQ, Renato Melo, a qualidade do trabalho desempenhado ficou evidente com o reconhecimento obtido na 6ª Conferência Nacional.

“Vemos como um conjunto de ações que resulta de um grande trabalho interno, envolvendo setores, departamentos, a diretoria, comissões e comitês. No que diz respeito à área institucional, o prêmio reafirma nosso crescimento. É resultado da abertura de portas do CFQ para dialogar com outras instituições. Evidencia nosso acerto ao optar pela atuação em rede, na busca de parcerias e relacionamentos que podem potencializar a atuação do conselho”, destaca Melo.

Sobre o Química Solidária, o gerente-executivo destacou:

“Foi uma bela ação para apoiar o Brasil em um momento muito importante. Realçou o protagonismo da área de Comunicação Social e foi fruto de um trabalho coletivo, envolvendo variados parceiros”,

Em São Paulo, fiscalização levou a desenvolvimento de tecnologia

O destaque de inovação em fiscalização foi para o CRQ de São Paulo por conta da inquietação do Regional com a questão ambiental e com os ganhos de eficiência oferecidos pela tecnologia aplicada à atividade-fim. Desde 2019, o objetivo é fazer com que os fiscais realizem suas atividades externas apenas com um tablet e fiquem dispensados de imprimir os relatórios de fiscalização.

De acordo com o superintendente do CRQ IV e conselheiro federal de Química Wagner Aparecido Contrera Lopes, além da questão ambiental, os elevados custos de impressão foram um argumento para convencer a diretoria do Regional a apostar no projeto. Ele chefiava a fiscalização na época e participou da elaboração do projeto.

“Apenas com cartuchos de impressora, gastávamos cerca de R$ 200 mil ao ano. Quando levamos esses números à diretoria, foi fácil obter o apoio”, relembra Contrera Lopes.

A fiscalização profissional na área da Química é uma atividade complexa. Os formulários possuem muitos campos e não havia um software no mercado que atendesse às necessidades. Em 2019, quando o projeto-piloto foi lançado, foi preciso desenvolver o software e adquirir os tablets. O CFQ, por meio de doação, custeou a compra dos equipamentos e o CRQ IV contratou um programador para desenvolver a ferramenta.

Os ganhos não se limitam à responsabilidade ambiental. Antes, era necessário aguardar o regresso do fiscal à sede para dar os devidos andamentos. Com o novo sistema, o ingresso dos dados coletados e o desenrolar das atividades acontece em tempo real. Além disso, o software é “inteligente” e permite que os processos sejam hierarquizados automaticamente: se antes era necessário manualmente separar aqueles que renderiam desdobramentos dos demais, agora ações de fiscalização em que foram identificados problemas aparecem instantaneamente destacadas.

“O processo de tomada de decisão é muito mais rápido agora”, comenta Contrera Lopes. Neste momento, 100% da fiscalização no Estado de São Paulo é feita por meio dos tablets e a nova tecnologia.

Além dos R$ 200 mil relativos a cartuchos de impressão, ao eliminar o uso de papel na fiscalização o CRQ IV evitou que fossem consumidas 360 mil folhas tamanho A4 ao ano.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/a-quimica-em-destaque-sistema-cfq-crqs-ganha-tres-premios-na-6a-conferencia-nacional-dos-conselhos-profissionais/

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801