O Colégio de Presidentes (COPRESI) do Sistema CFQ/CRQs realizou, em Fortaleza, sua 15ª sessão ordinária.
O Colégio de Presidentes (COPRESI) do Sistema CFQ/CRQs realizou, em Fortaleza, sua 15ª sessão ordinária. Ao longo de dois dias, presidentes ou representantes dos 21 Conselhos Regionais de Química (CRQs) estiveram reunidos para, entre outros pontos, eleger a nova coordenação do COPRESI para o período entre 2022-2024.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do CRQ 21 (Espírito Santo), Alexandre Vaz Castro, que se despediu da coordenação. Na eleição, foi eleita para coordenadora a presidente do CRQ 19 (Paraíba), Raquel Lima. Para coordenador-adjunto, o eleito foi presidente do CRQ 5 (Rio Grande do Sul), Paulo Roberto Bello Fallavena e, para secretário-geral, Luciano Figueiredo, presidente do CRQ 12 (Goiás).
“Nossa vitória representa a consolidação de um trabalho. Nos propomos a construir um sistema em conjunto com o CFQ para continuar com a nossa missão, que é trazer segurança para a sociedade. Representa mais que uma missão, um dever, e temos vários projetos e metas a serem cumpridos durante esse biênio”, destacou a coordenadora eleita.
“A perspectiva pro meu mandato é levá-lo alinhado com os desejos e necessidades de todos os Regionais. Vamos promover vários trabalhos em conjunto com o CFQ. Junto com o CFQ. pretendemos trazer a nova reformulação do regimento interno, onde a gente precisa fazer algumas adequações junto ao CFQ e também promover o reconhecimento do COPRESI junto ao CFQ. Essa é uma das nossas metas de trabalho, é estar mais alinhado com os Regionais, vendo as suas necessidades”, complementou Raquel Lima.
Vaz Castro, que deixa o cargo, afirmou que o exercício da coordenação constituiu-se em um grande desafio.
“Assumi a função em meio à pandemia. O fato de termos conseguido manter a programação, com todas as reuniões ordinárias do COPRESI, com tantas dificuldades, é motivo de orgulho. É um enorme desafio a gente conseguir conduzir os trabalhos de um colegiado como esse. Ainda mais de forma virtual, fazer os assuntos andarem, as coisas caminharem. O país e o mundo atravessaram uma situação de pandemia, então isso tudo só foi possível porque todos ajudaram”, afirmou o presidente do CRQ capixaba.
Neste mês, o presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, publicou uma portaria em que estabelece o COPRESI como órgão consultivo do CFQ, formalizando um conjunto de regras que versa sobre sua composição e funcionamento. Na abertura do evento de Fortaleza, ele fez suas considerações sobre a importância desse colegiado para a atual gestão.
“Muitos aqui são testemunhas de que o fortalecimento dos Regionais, bem como sua integração e desenvolvimento, tem sido premissas básicas e inegociáveis ao longo de todo esse período em que tenho a honra de dirigir o Conselho Federal, ao lado da diretoria e do nosso plenário”, afirmou.
Em seguida, ele saudou as recentes premiações que têm sido obtidas pelo Sistema CFQ/CRQs.
“A importância dessa coesão fica evidente em um momento como este que vivemos: celebramos a conquista, por parte do Sistema CFQ/CRQs, de três prêmios na 6ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais. Tivemos nosso trabalho reconhecido nas categorias ‘Melhor Ação Social’, ‘Cooperação Institucional’ e ‘Inovação na Fiscalização (atividade finalística)’, esse último em função do trabalho inovador realizado pelo Conselho Regional de Química da 4ª Região. É uma deferência muito importante e que premia as ações de comunicação social do CFQ, bem como o esforço coletivo de todo nosso Sistema”, completou.
Pauta da reunião incluiu ainda apresentação das ações do CRIG
Além da eleição, a reunião do COPRESI abordou uma série de assuntos de interesse dos conselhos. O Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) fez uma apresentação de suas atividades ao longo do ano. Foram discutidas ainda questões relativas às isenções e vantagens para os profissionais.
Ao final, foi realizada uma homenagem ao presidente do CRQ 10 (Ceará), o anfitrião e decano Cláudio Sampaio Couto. Um vídeo e um texto de homenagem foram apresentados, marcando sua biografia e trajetória na Química do Ceará. Em seguida, Couto recebeu uma placa em deferência aos serviços prestados por ele à Química.
“Como presidente histórico do CRQ 10 e membro da Academia Cearense de Química, Cláudio é antes de tudo uma voz forte e respeitada. A própria existência do CRQ 10 é uma marca da obstinação dele”, destacou o texto oferecido pelo COPRESI em homenagem ao decano.
“Tivemos uma demonstração clara da hospitalidade e da disponibilidade oferecidas por ele ao longo da realização deste encontro. Em nome do CFQ, desta presidência, e tenho certeza da Diretoria e do Plenário do Conselho Federal, gostaria de me associar à homenagem prestada pelo COPRESI. Parabéns pela trajetória”, afirmou o presidente do CFQ.
O homenageado não conteve a emoção. Ele agradeceu o carinho de todos e reforçou que era uma das homenagens que mais o tocaram em sua vida.
“Essa homenagem foi um dos momentos mais emocionantes de minha vida. Gostaria de dizer que essa láurea não cabe somente a mim, mas também a todos que fazem o CRQ X no dia a dia, trabalhando aqui conosco”, afirmou Sampaio Couto.
Ao final, o presidente do CRQ II (Minas Gerais), Wagner Pedersoli, apresentou uma outra homenagem, entregue à presidente do CRQ VI (Pará e Amapá), Cristiane Maria Leal Costa, em memória do ex-presidente do Regional paraense, Célio Augusto Gomes de Souza, morto por complicações da COVD-19 em março de 2021.
Fonte: https://cfq.org.br/noticia/em-fortaleza-copresi-elege-nova-coordenacao-e-homenageia-decano-entre-presidentes-de-regionais/
Fonte:
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801