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ABIPLA lança a 17ª edição de seu anuário

A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) lançou, na terça-feira (27), a 17ª edição do Anuário de 2022.

A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) lançou, na terça-feira (27), a 17ª edição do Anuário de 2022. O documento traz dados sobre o setor, artigos dos associados, além do guia de produtos de limpeza, com informações e esclarecimentos sobre a finalidade e o uso dos itens, categorias, alertas sobre falsificações, e um glossário.

A presidente da ABIPLA, Juliana Marra, destacou, no início do evento on-line de lançamento, a parceria com o Conselho Federal de Química (CFQ) na realização do workshop “Limpando conceitos, clareando ideias!”, ocorrido no em agosto, em Brasília, e que deve ocorrer também, em breve, na capital paulista.  

O uso indevido de produtos de limpeza, o desconhecimento das orientações contidas nos rótulos e irregularidades como falsificações de produtos e fabricação clandestina tem sido uma das grandes preocupações das entidades. Segundo a dirigente, o poder fiscalizatório do CFQ é um grande apoio para o combate à criminalidade e informalidade. 

Em seu artigo no Anuário, a presidente lembrou o papel do setor no combate à pandemia de Covid-19 e o desafio de seguir inovando e aprimorando o setor. “A relevância que o setor de saneantes ganhou ao demonstrar sua essencialidade para a manutenção da saúde e para o funcionamento de atividades econômicas, nos desafia a seguir inovando e aprimorando o nosso setor. Para tanto, educar, prevenir e fiscalizar são compromissos indissociáveis do setor de limpeza e higiene, aos quais a ABIPLA não abre mão. Estamos dirigindo esforços contínuos junto ao Conselho Federal de Química (CFQ) para comunicar a sociedade brasileira sobre o uso correto de produtos de limpeza em superfícies”, descreveu em seu artigo.

Conforme levantamento realizado pela ABIPLA, a informalidade de produtos de uso doméstico corresponde a 22% de todo o mercado brasileiro, enquanto os saneantes de uso profissional estão no patamar de 18%. “Numericamente, estamos tratando de cerca de R$ 8 bilhões em consumo de produtos informais, apenas para uso doméstico.”

Já o diretor-executivo da ABIPLA, Paulo Engler, destacou um pleito exitoso da entidade junto ao IBGE, que consistia na separação dos preços entre os itens de higiene pessoal e dos de limpeza. 

No Anuário, Paulo ressaltou também os desafios de combater as falsificações. “Devemos urgentemente combater a pirataria, eliminar os produtos falsificados, identificar os fabricantes clandestinos, e informar à população sobre os riscos dos produtos ilegais e promover a saúde pública.” 

Mercado

Claudio Czarnobai, da NielsenIQ, apresentou alguns números sobre o setor e o consumo. “O mercado brasileiro é um dos mais criativos do mundo e driblou as complexidades ao longo do tempo. Com todo este cenário, há um impacto direto na relação de crescimento de volume e valor das cestas de produtos”, salientou. 

Segundo o analista, o emprego informal impacta na capacidade de gasto e faz com que o consumidor tenha que fazer escolhas com relação a preços e marcas. “Isso faz com que a dinâmica do mercado esteja constantemente lançando novos produtos”, registrou Claudio.

Paula Ferolla, da empresa de pesquisa Euromonitor, expôs dados sobre a indústria de home care no Brasil e os desafios do “novo normal”. 

“A casa se tornou o centro da rotina durante a pandemia. O novo normal trouxe uma mudança de paradigmas. Com o trabalho, em regime de home office como tendência a longo prazo e o aumento de atividades dentro de casa, transformou o lar num santuário, acarretando numa maior frequência de limpeza.”

A especialista disse que o País é o quinto maior mercado consumidor de produtos para a casa e representou um faturamento de seis bilhões de dólares em 2021. “O consumidor está sensível a preços, e fragrâncias ganham destaque, além da performance prometida e entregue”, acrescentou. 

De acordo com a consultora, as marcas devem se preocupar com o surgimento de consumidores mais jovens, que tendem a prezar pela responsabilidade social e ambiental. Acesse o Anuário da ABIPLA em http://abipla.org.br/anuario/

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/abipla-lanca-a-17a-edicao-de-seu-anuario/

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

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