Estudantes e Profissionais da Química que desejam expandir o campo de atuação e abrir o próprio negócio têm agora mais um referencial.
Estudantes e Profissionais da Química que desejam expandir o campo de atuação e abrir o próprio negócio têm agora mais um referencial. Lançado no início de outubro, o livro “A Química do Empreendedorismo”, de Marcelo Firmino de Oliveira, traz uma extensa bibliografia sobre como montar um negócio voltado para o setor químico, além de dicas de profissionais sob o ponto de vista empresarial.
Graduado em Química e Química Industrial pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências, doutor em Química e com pós-doutorado em Química Forense pela Flórida International University, Firmino escreveu a obra pensando na falta de informação que ainda existe sobre o assunto, especialmente no ambiente acadêmico.
“A ideia surgiu em uma oportunidade que eu tive de fazer um curso de extensão sobre empreendedorismo nos EUA. De lá para cá, consegui aplicar os ensinamentos e passar para os alunos informações que eu não tive na minha graduação. Muitas vezes, o aluno faz o curso inteiro e não aprende onde trabalhar, quais as oportunidades que ele pode ter”, lamenta. “Essa informação não é passada na maioria dos cursos e resolvi preencher essas lacunas com o livro”, completa.
Foi durante a pandemia que Marcelo Firmino, hoje professor do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/Ribeirão Preto, começou a pensar na obra. Ele revela também os frutos que o livro gerou. “Paralelamente, vou oferecer uma disciplina sobre empreendedorismo, a partir de 2023. É uma tentativa de sanar essas lacunas das áreas de atuação dos Profissionais de Química”, adianta.
Ele afirma que foi importante pensar além da área de Exatas para concluir o material. “Foi um prazer ter contato com essa nova literatura. Tive que ler muitos livros, algumas obras mais antigas, como ‘O Capital’, de Karl Marx; e ‘A Riqueza das Nações’, de Adam Smith. Recomendo aos profissionais de exatas que saiam fora da zona de conforto”, sugere o professor. “No livro eu mostro e recomendo os pontos de vistas dos mais diversos autores, é sempre bom analisar um ponto contraditório para tirar suas próprias conclusões”, diz.
Empreendedorismo na Química
Marcelo lembra que já teve uma empresa prestadora de serviços, mas que hoje se dedica exclusivamente à universidade. Ele conta o que conseguiu aprender nesse período. “A empresa é um produto do empreendedor, dos funcionários e do meio. Para que a empresa prospere, ela tem que ter a combinação desses três pontos. Você pode ser um excelente empreendedor, mas se não tiver uma boa equipe e se o meio não favorecer, a empresa não vai para frente”, alerta.
“Mas por incrível que pareça, vejo com bons olhos o empreendedorismo em Química no Brasil. Tem um campo de atuação, uma demanda, porém o gargalo é essa falta de informação e acesso a capital, principalmente para abrir e investir na empresa. Temos excelentes profissionais, mas o que falta ainda são esses recursos iniciais.”
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano de vida, e 60% fecham antes dos cinco. “Mas acho que essa realidade não se aplica à Química. O consumo de produtos do setor só aumenta ao longo do tempo. Existe a necessidade, por exemplo, de lidar com isso sem agredir o meio ambiente, tentar oferecer produtos mais ecológicos. Tudo isso é uma área de atuação nobre e que espera por Profissionais de Química”, comemora o professor.
Profissional da Química Empreendedor
Parceria entre o Conselho Federal de Química (CFQ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a iniciativa “Profissional da Química Empreendedor” oferece cursos on-line voltados para estudantes e profissionais da área. Nessa segunda edição, serão ofertados seis cursos em três áreas de atuação. Saiba mais: https://pqe.cfq.org.br/
“Quando esse tipo de iniciativa chega aos futuros formados, temos excelentes resultados. Basta dar oportunidade, ferramenta ao profissional, mostrar que ele pode, sim, ser empreendedor”, finaliza Marcelo Firmino.
Fonte: https://cfq.org.br/noticia/pesquisador-lanca-livro-sobre-empreendedorismo-na-quimica/
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801